quarta-feira, 22 de julho de 2009

Parasitismo compensa.

O jornal "Público" de 22 de Junho atribui meia página a um assunto importantíssimo - o Complexo Desportivo do Jamor. Como seria de esperar, ignora o património de intervenção do Partido Comunista Português e da CDU nesta matéria. E não que essa intervenção tenha começado há pouco tempo. Aliás, há bem mais de um ano que o PCP questiona insistentemente Laurentino Dias sobre o Campo de Golfe no Jamor e sobre as condições do Estádio Nacional. Da mesma forma, Francisco Madeira Lopes, do Partido Ecologista "Os Verdes" tem três perguntas e requerimentos apresentados ao Governo precisamente sobre a mesma matéria.

Nada de espantar. Não seria natural que um jornal como este procurasse fazer jornalismo minimamente sério no que toca à intervenção política do PCP e da CDU. Aliás, este como muitos outros que comem da mesma mão que o PCP e a CDU combate.

Mas o que me horroriza de facto é a opção política que este Jornal faz ao produzir esta "notícia", ou peça de propaganda ou que raio é. É que o que motiva a notícia não é o problema do Estádio Nacional, mas sim o facto, pasme-se, de o BE ter denunciado os interesses imobiliários/turísticos que disputam o estádio e o campo de golfe. Ora, anuncia a notícia que o BE entregou um requerimento na Assembleia da República sobre a matéria. Muito bem, aceito isso, muito embora não encontre qualquer registo de semelhante requerimentos nos sites da AR.

No entanto, seria da mais elementar competência abordar o assunto com um mínimo de imparcialidade, o que provavelmente é pedir demasiado para o grau de profissionalismo patente na referida notícia. Pois bem, alguns factos:

1. O PCP tem vindo a colocar na Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República esta questão em praticamente todas as reuniões com o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto e até hoje, tal não mereceu uma linha no Jornal Público.

2. O PCP apresentou uma Pergunta escrita ao Governo, onde requer informação sobre o Estádio Nacional e o Golfe e onde requer informações sobre o Projecto do campo de Golfe. aqui

3. O PCP requereu, através da Comissão de Educação e Ciência, que o Governo fizesse chegar à Assembleia da República o projecto da obra, que até hoje não chegou.

4. O Partido Ecologista "Os Verdes" entregaram 3 perguntas e requerimentos ao Governo exigindo informação concreta e justificação da opção política pelo campo de golfe, bem como informação sobre os impactos ambientais do projecto.

5. A CDU de Oeiras, juntamente com o Grupo Parlamentar do PCP realizaram uma visita ao Estádio Nacional, onde apenas esteve presente um órgão de comunicação social local (de Oeiras), mesmo tendo todos os restantes sido convocados. O PEV realizou num outro dia uma visita com os mesmos objectivos e apenas mereceu a comparência da agência Lusa.

6. O PCP e o PEV participaram numa visita oficial ao Estádio Nacional com a Comissão de Educação e Ciência e o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, durante a qual levantaram inúmeras questões e acusaram de abandono e de favorecimento a especulação imobiliária envolvente o Governo.

Nenhuma dessas posições assumidas por PCP, PEV ou CDU foram divulgadas devidamente na comunicação social nacional e muito menos no Jornal Público.

Outros factos:

1. O BE nunca, repito: NUNCA, participou numa única reunião da Comissão de Educação e Ciência com o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto. O que, por si só, talvez justificasse uma notícia. Mas certamente não no jornal público, que não se presta a esses serviços de má-língua.

2. O BE não participou sequer, repito NÃO PARTICIPOU, na visita da Comissão ao Estádio Nacional, certamente por não atribuir a essa matéria a necessária importância ou relevância mediática de que afinal, mais tarde, se veio a aperceber.

3. não existe ainda nenhum registo de intervenção do BE sobre o Estádio Nacional ou sobre o golfe no Jamor, no quadro da AR.

4. Aquilo que o Público anuncia como sendo uma denúncia do BE sobre os interesses em torno do campo de golfe no Jamor é, na verdade, e como facilmente se comprova, uma colagem das diversas posições assumidas pelo PCP e PEV na Assembleia da República e pela CDU no Concelho de Oeiras.


Uma vez mais, o parasitismo, compensou. Tivéssemos nós essa preciosa ajudinha dos grandes órgãos de comunicação social... Mas isso provavelmente significaria que nós estaríamos no mau caminho. Deixemos o mau caminho para outros...

2 comentários:

Mania disse...

De facto é por de mais descarada a mãozinha que ampara e dá colinho ao BE na comunicação social. Eu na passada 6ª feira ouvi uma entrevista com a Ana Drago no Rádio Clube Português, onde a jornalista despudoradamente dava a entender aos ouvintes que aquela deputada e o Louçã eram os melhores deputados da AR... isto é bom jornalismo? O problema é que em coisas como estas, que relatas no teu post, quem lê o Público pensará que o BE fez e os outros não. Os leitores do Público são, por isso, pessoas mal informadas, porque jornal não tem como princípio informá-los, mas sim formar o seu sentido de voto e de opção política. Isto é democracia??

filipe disse...

Certeira denúncia - mais uma - do que é o BE, suas práticas sujas e porquê é tão acarinhado por esta "comunicação"/manipulação dita "social" mas propriedade (material e moral...)dos grandes grupos económicos que sugam o povo e o país.
O teu último parágrafo encerra as três conclusões fundamentais a retirarmos da situação actual.
Um abraço!