quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

outra vez

O Projecto de Lei do PCP e o Projecto de Lei do PS sobre Educação Sexual nas Escolas foram hoje aprovados. Uma vez mais a Assembleia da República dá um sinal claro sobre as suas orientações para a Educação Sexual ser finalmente aplicada nas Escolas.

E existem leis desde 1984 - como resultado de uma intervenção parlamentar do PCP que se origina em 1982 - que nunca foram cumpridas.

O PS votou favoravelmente o Projecto do PCP e vice-versa por um motivo muito simples: o Projecto do PS é praticamente uma cópia do apresentado pelo PCP. Uma vez mais, o PCP segue na frente do progresso.

No entanto, caso os governos continuem a boicotar a lei como têm feito até aqui, pouco significado terá este dia de hoje. Esperemos que assim não seja, que esta matéria ultrapassa emoções partidárias: é uma questão de saúde pública e de emancipação humana.

Mas não resisto: o PS sempre se afirma - por palavras e nunca por actos - grande defensor da educação sexual e no entanto tem responsabilidades governativas de grande importância desde 1984 e nunca cumpriu. Pelo contrário, sempre adiou ou contrariou a aplicação da lei. Da mesma forma, tem contribuído muito para o desmantelamento do Serviço Nacional de Saúde, encerrado Centros de Saúde um pouco por todo o país, não comparticipa as novas pílulas femininas, não distribui contraceptivos gratuitos, não apoia os jovens no planeamento familiar e por aí fora...

É que, mesmo depois de demonstrada esta boa-vontade, não se podem apagar responsabilidades.

Sem comentários: