sexta-feira, 25 de março de 2011

Fim da confusão a que chamaram "avaliação de desempenho docente"

A vitória é dos professores.
Finalmente existem condições para que os professores comecem de facto a ser avaliados.

O oportunismo é do PSD, mas o facto de ter acordado, ainda que tarde, merece saudação.

Esclarecimentos ao que por aí se lê:

O PCP e o PSD apresentaram ambos diplomas semelhantes para a revogação do modelo de avaliação, sendo que o do PSD continha um conjunto de normas complicadas de aplicar e que poderiam gerar impedimento de votação.

Os projectos foram ambos aprovados na generalidade. Na especialidade, o PCP apresentou um texto de substituição como proposta de texto final e colocou-o à consideração do PSD, BE, PEV e CDS.

O primeiro subscritor desse texto é o PCP, dado ser o seu autor. O PSD, o BE e o PEV aceitaram subscrevê-lo, ao contrário do CDS que preferiu apenas votar favoravelmente sem o subscrever.

O texto foi votado imediatamente, por votação final global e com dispensa de redacção final e encurtamento do prazo de reclamação por conteúdo para 1 dia a requerimento do PCP.

É o culminar de uma longa batalha, de uma persistente luta e combate dos professores. É uma vitória da Fenprof que conseguiu manter unidos os professores durante todo este tempo. Foi essa luta que obrigou o PSD a inverter a sua posição, de Janeiro (em que votou contra um texto do PCP muito semelhante ao que agora aprovou)para cá.

É tempo de construir um modelo novo. Sem a gume da avaliação a pender sobre as escolas e os professores. Podem respirar. Podem ensinar, que é isso que, sabemos, querem fazer.

Da parte do PCP, estou certo, contem com o apoio firme e empenhado em defesa da vossa dignidade, pois sem ela é a Escola Pública que indigna se torna.

Sem comentários: