terça-feira, 28 de abril de 2009

Ruptura?

é impressão minha ou de repente todos os partidos começaram a falar de ruptura política? Acabo de ouvir o Francisco Louçã, do BE, a dizer que o que é necessário é uma ruptura com as políticas de direita.

Curiosamente, o PCP definiu como estratégia política a "ruptura democrática e de esquerda" e a "ruptura com as políticas de direita" e as TV's e jornais tudo fizeram para silenciar essa justa e forte posição. Agora que o Louçã a usa anda aí pelos telejornais. Isto realmente já cheira a esturro, tal é a panelinha.

Começa a ser demasiado para ser tolerável o carinho que, quer a comunicação social, quer o próprio PS dedicam à UDP e ao PSR, ou por outra, ao BE. É altura de começar a denunciar as palhaçadas desses oportunistas.

Curiosamente, os jornais não denunciam quando o BE copia na íntegra o Projectos de Lei do PCP, as posições políticas do PCP, agora até as expressões, nem tampouco denunciam que o BE pouco mais faz na Assembleia da República que copiar à exaustão as iniciativas do PCP, muitas vezes sem sequer lhes mudar o texto, mas são rápidos a vir dizer que o PCP copiou o slogan eleitoral de Obama (desde pelo menos há 3 ou 4 anos que o PCP usa o "Sim é possível!", bem antes de Obama) e que a CDU copiou um slogan eleitoral do BE de há não sei quantos anos e do que ninguém se lembrava (aliás eu próprio nem me recordo do PSR+UDP terem usado esse lema - "faz toda a diferença").

... em Portugal e na Europa CDU faz toda a diferença. Desculpem-me então os oportunistas do BE... mas o facto é que usaram um lema a que não fizeram justiça e assim se demonstraram afinal tão iguais quanto os restantes partidos da vossa burguesiazinha. É que, na verdade, o BE não fez diferença nenhuma, nem em Portugal, nem na Europa, nem onde apostaram tudo como os salvadores da pátria: em lisboa. Afinal de contas, em Lisboa, em Portugal ou na Europa, o BE não faz porra de diferença nenhuma!

Era bom verificar o que andou por bruxelas a fazer o Miguel Portas, já que eu a Ilda farto-me de a ver, mas esse parece que andou por lá nos croquetes...

2 comentários:

Pedro disse...

A respeito deste post parece-me propositado acrescentar uma coisa. Na semana passada, o dr.Francisco Louçã deu uma entrevista que foi transmitida na rtp2, na qual as entrevistadoras a certa altura se referiram ao BE como a actual 3ª maior força política em Portugal. Ora não sei de onde virá este argumento. Em termos de representação parlamentar a CDU está à frente. Quanto a sondagens (que valem o que valem e servem para o que servem), apesar de haver as que dão vantagem ao BE, também as há que dão vantagem à CDU/PCP. Aqui recorro a uma citação d' O tempo das cerejas (http://tempodascerejas.blogspot.com/2009/02/sondagens.html) para sustentar a afirmação:

"Outro aspecto: a recente sondagem da Marktest atribuia ao PCP/CDU uma intenção de voto de 11,8% e ao BE um valor eleitoral de 10,1%; hoje a sondagem da Eurosondagem dá 8,8% à CDU e 10,1% ao BE."

Sérgio Ribeiro disse...

Pois é... faz mesmo toda a diferença! "Eles" o reconhecem.
Porque... sim, é possível, como o Obama veio copiar.
Como a NATO foi criada para "o mundo ocidental" se defender do Pacto de Varsóvia... que só se fez 5 anos mais tarde.
São as anacronias e as ucronias, e a pata que os pôs.