quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Cigarras e formigas de todos os países, uni-vos!

Revoltam-me estas conversas sobre as cigarras e as formigas. Além das suas evidentes imprecisões biológicas e etológicas - que Esopo provavelmente ignorava - revestem-se geralmente de uma pesada carga reaccionária e de um apelo velado à divisão entre trabalhadores.

Ora, nem as cigarras não trabalham - pois ocupam, tal como as formigas, o seu nicho ecológico na perfeição - nem seria tal exemplo passível de aplicação às sociedades humanas, na medida em que cigarras e formigas são de espécies diferentes e, entre seres humanos, a especialização é intraespecífica.

Independentemente de tudo isso e dos disparates que por aí se ouvem sobre as cigarras e as formigas, importa dizer que quem lança tal conversa tem sempre como objectivo criar a ilusão de que existe quem não queira trabalhar e que essas pessoas constituem inclusivamente um grande contingente entre a população. Mais: visa mesmo responsabilizar as tais "cigarras" pelo estado em que a economia está.

Mas digo porque me revoltam tais afirmações, além de tudo quanto já escrevi:

1. Eu quero viver num mundo cheio de "cigarras". Ou melhor, num mundo em que as "formigas" dependem das cigarras, tanto quanto as cigarras das formigas. Quero viver num mundo em que quem quiser viver da arte, da música, da cultura, possa fazê-lo para dar um sentido à sua própria vida, mas também à dos restantes. Um mundo em que as cigarras cantam para as formigas e assim prestam o seu trabalho para a sociedade, para todos. Um mundo em que as formigas constróem e produzem, mas em que as cigarras igualmente o fazem.

Umas comida, outras alimento.

2. É compreensível que os parasitas tentem desfocar a realidade, para que as formigas se virem contra as cigarras, para não perceberem que o que as mata é o verme que se instala nos seus intestinos.
Se as formigas são trabalhadores, os seus inimigos não são as cigarras, mas os fungos e vermes que parasitam o trabalho da formiga e da cigarra. Na verdade, esses políticos corruptos, os capitalistas, a grande burguesia, os PS's, PSD's e CDS's é que são as bichas solitárias do nosso povo, que enriquecem e se amanham, que fazem as suas vidas e fortunas da miséria e da desgraça de um povo.

3 comentários:

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=LnOSZPdk0Wo&feature=youtu.be

Maria disse...

O culpado é La Fontaine...
Os culpados são os fulanos que ocupam o poder, e que têm de sair de lá rapidamente!
E este é mais um excelente texto...

Maria João Brito de Sousa disse...

Grande, grande abraço!