quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Segurança nas Escolas- depois admirem-se

A Comissão Parlamentar de Educação e Ciência aprovou com os votos favoráveis do PS, do PSD, do CDS e do BE um novo relatório sobre a segurança nas escolas. Já no passado ano, todo o processo descrito aqui e aqui deu origem a um famigerado processo de ataque aos direitos dos estudantes, nomeadamente desaguando na aprovação do Estatuto do Aluno dos Ensinos Básico e Secundário.

O PS não supreende, como é óbvio. Basta ler o Relatório no site da comissão de educação que estará disponível em breve, certamente. Das conclusões podem ler-se coisas como:

"
Os sistemas de alarmes e de vídeo-vigilância visam a protecção das instalações e sobretudo dos equipamentos, nomeadamente ao nível das tecnologias da informação e comunicação, reforçados no âmbito do Plano Tecnológico da Educação e serão, certamente, um importante factor de protecção para as escolas, não substituindo a existência de outros recursos, nomeadamente humanos e de segurança em cada estabelecimento de ensino. "

ou

"
A liderança da escola/Agrupamento continua a ser salientada com um factor determinante para os resultados obtidos, importando concretizar e reforçar o processo de autonomia das escolas, nomeadamente ao nível financeiro e organizacional. Constatamos que as situações e os recursos não são iguais em todas as escolas, o que reforça a orientação de responder aos diferentes contextos, apresentados por cada Escola/Agrupamento, no âmbito da sua autonomia através da correspondente contratualização."

e

"
Deve privilegiar-se a componente de natureza lúdico-recreativa e de matriz socializante das AECs-Actividades de Enriquecimento Curricular, evitando a sua disciplinarização"

Além disto, o relatório não faz uma única referência à degradação da qualidade de vida das populações, não menciona o desemprego, a pobreza, o elitismo entre escolas e entre turmas, não refere nem ao de leve a estratégia de desvalorização dos professores, não toca na importância da gestão democrática dos estabelecimentos de ensino.

Uma vez mais, PS, PSD, CDS e BE mostram o que apoiam, o que subscrevem e os conceitos que partilham. Depois admirem-se que venham mais câmaras de vídeo, mais estatutos do aluno, mais diplomas para reforçar a liderança das escolas e outras que tais.

3 comentários:

IDEAL COMUNISTA disse...

Então sempre é verdade que o Avante não está na net por ter umas discordâncias ideológicas com o farol do capitalismo, a China?

miguel disse...

ele há com cada um... sim, é por isso. e também é por isso que não existe o site www.avante.pt e que o PCP vai declarar-se extinto brevemente...
e não voltes, por favor, que não fazes cá falta.

Unknown disse...

ola

É sempre com prazer que por aqui passo e lhe garanto que voltarei.

bem haja

carla

http://www.arte-e-ponto.blogspot.com