sexta-feira, 26 de junho de 2009

paixões destas... tá quieto!

De facto, se há coisa que na política não falta a ninguém é desfaçatez. Desfaçatez, sim, porque vergonha falta a muitos. Ora não é que o Partido Socialista apresenta à Câmara Municipal de Setúbal a Arquitecta Teresa Almeida, ex-Governadora Civil e conhecida aparelhista do Partido e a apresenta como a portadora de uma imensa paixão pela cidade?

Claro que pouco me importa quem é o candidato do PS, como de resto não me cabe ensaiar críticas à escolha e à autonomia de cada partido para decidir dos seus candidatos. O que já me importa é a mentira, a falsidade e o desprezo pelo povo da minha cidade. Se o PS quer escolher a Arqª Teresa Almeida, tudo bem. Agora que branqueie o seu passado, que a pinte agora como uma uma progressista e apaixonada setubalense é que já me faz espécie.

Então uma senhora e um partido que se anunciam com o slogan "paixão por setúbal" depois da sua história negra à frente dos destinos da cidade não são, no mínimo, sinal de desfaçatez política? Então este PS e esta Srª não foram exactamente os responsáveis pela gestão autárquica do concelho de Setúbal durante 16 anos e não são exactamente os mesmos que apoiaram Mata-Cáceres na sua senda de liquidação da autarquia, de amiguismos, clientelismos, arrogância e autêntica estupidez? Então vamos lá ver: este PS que degradou a cidade, que colocou o movimento associativo na dependência política da autarquia, que desprezou a juventude, que permitiu as maiores atrocidades urbanísticas (será necessário relembrar o Largo de Jesus, a praça do Bocage, a total ausência de espaços verdes e de equipamentos infantis, aos arruamentos degradados, a passagem desnivelada do quebedo, a ponte das fontainhas..??)?

E estarei eu enganado ou a Arqª Teresa Almeida é precisamente a mesma Srª que foi vereadora do urbanismo na gestão Mata-Cáceres? Que paixão é essa que deixou Setúbal como a autarquia mais endividada do país? que geira o município ao sabor dos interesses dos amigos, que submetia o interesse das pessoas da cidade aos interesses da Secil, que prestava vassalagem aos governos aceitando a transferência da competência sobre os Bairros Sociais? Percebo agora que talvez a paixão a que o PS se refere seja um daqueles amores destrutivos e depressivos que conduzem à infelicidade e à morte.

E que dizer de Albérico Afonso, o tal candidato do BE à Câmara Municipal de Setúbal? Então este senhor anuncia como prioridade devolver a tróia aos cidadãos quando sabe perfeitamente que tróia é concelho de grândola e que não superintende qualquer responsabilidade da autarquia setubalense naquele território. Sem lhe retirar razão quando critica o projecto megalómano e destruidor ali implantado em área supostamente protegida, o que importa na política é também a sinceridade e a seriedade. Mas nada estranho nesta manobra publicitária, pois que outra coisa não faz este BE que é, de facto, tudo menos sério e sincero.

Mas vai mais longe, o candidato do BE diz que quer devolver Tróia a quem? aos proprietários de segunda e terceira habitação de luxo da Soltroia, onde talvez só por acaso, se inclui o próprio? Nada tenho contra quem ali comprou a sua casa de férias, nada tenho contra a propriedade habitacional. No entanto, começo a duvidar da seriedade daqueles que enchem piscinas a dez metros do mar, que constróem em áreas protegidas e depois se arrogam no direito de leccionar a moral aos restantes. Confesso que isso já me faz alguma confusão.

Mas, outra coisa não esperaria eu desses partidos e gentes que os compõem.

4 comentários:

alfa disse...

Experimente. Vá lá! "Primeiro estranha-se, depois entranha-se!" (F. Pessoa)
http://movimentodaspalavrasarmadas.blogspot.com

Pedro Bala disse...

Pedimos a todos os blogues que se unam à solidariedade com o povo hondurenho e que ajudem a romper o bloqueio informativo sobre o que se passa naquele país. Publiquemos este comunicado e divulguemo-lo entre os blogues amigos. Alerta que caminha a espada de Bolívar pela América Latina!

Este blogue condena o golpe de Estado nas Honduras e solidariza-se com o povo hondurenho e com o legitimo presidente Manuel Zelaya. Nesta madrugada, um grupo de militares golpistas invadiu a Casa Presidencial e sequestraram o presidente daquele país. A ministra hondurenha dos Negócios Estrangeiros e os embaixadores de Cuba, da Venezuela e da Nicarágua foram sequestrados à margem da convenção internacional que protege e dá imunidade aos diplomatas. Os militares ocuparam as ruas e avenidas das Honduras. Ocuparam os meios de comunicação social e cortaram a distribuição de electricidade.

Esta foi a resposta da oligarquia à vontade do governo de convocar uma consulta popular para abrir uma Assembleia Constituinte que tomasse o povo hondurenho como protagonista da sua própria história. Manuel Zelaya pagou o preço de ter decidido seguir o caminho de uma verdadeira democracia. O golpe de Estado é tão ilegítimo que a Organização dos Estados Americanos e a União Europeia já condenaram aquela acção. Manuel Zelaya foi eleito pelo povo hondurenho em 2005 e o seu mandato termina no próximo ano.

Todos recordamos o golpe de Estado contra Salvador Allende e o povo chileno. Os militares liderados por Pinochet e pela CIA afogaram o Chile em sangue. Todos recordamos o golpe de Estado executado pela oligarquia venezuelana com o apoio do imperialismo contra Hugo Chávez e o processo bolivariano. Foi derrotado pela acção do povo venezuelano. E esse exemplo ecoou por todos os países da América Latina que nestes últimos dez anos decidiram seguir esse exemplo.

Portanto:

1. Exigimos o respeito pelo mandato do presidente Manuel Zelaya
2. Respeito pela vida e liberdade do governo, de todos os seus apoiantes e dos diplomatas
3. Respeito pela decisão de abrir um processo de consulta popular para constituir um referendo para constituir uma Assembleia Constituinte
4. Um apelo a que os militares estejam do lado do povo, do governo por ele eleito e não do lado da oligarquia e do imperialismo
5. Um apelo à unidade latino-americana em torno de processos democráticas que tenham os povos no centro do poder
6. Que o governo português condene de forma clara o golpe de Estado
7. Que a comunicação social portuguesa apresente as informações sobre os acontecimentos nas Honduras de uma forma objectiva

Luis Almeida disse...

Esses senhores são uns apaixonados por Setúbal...
Só acredita quem não os conhece e sabe quais as posições que assumem.

Deixei este teu post como sugestão de leitura no:
novainformacao.blogspot.com

Abraço

Anónimo disse...

Deve ser melhor, aqui há futuro... Não vejo onde, nas mãos da CDU, mas sim em qualquer outro poder politico, agora na CDU não há poder absolutamente nenhum, pois tem se visto ao longo destes 8 anos, que tudo aquilo que fizeram foi obra e preparado pelo PS. Não estou aqui para criticar ninguém, mas se nem a vossa candidata sabe o que anda a fazer, nem no que tem poder de voto, meus amigos, assim não há futuro mas sim desordem e pobreza. Esta cidade tá mais pobre, esta mais feio, esta sem alegria. Só que finalmente os Setubalenses vão acabar com essa Sra., e dar novamente um novo rumo a Cidade do Sado.